Como ser um Obreiro Aprovado


Parte 002 – CONHECER A PALAVRA DE DEUS


Leitura Bíblica


Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
2 Timóteo 2:15


Introdução


Nesse segundo estudo aprenderemos como é o relacionamento do obreiro aprovado com a Palavra de Deus. Não é um relacionamento como temos com um livro qualquer de estudo, mas sim um relacionamento de amor, adoração, reverencia, necessidade, pois, a Palavra de Deus, é um alimento que se não for consumido nós morremos espiritualmente, nosso frutos do Espírito Santo se findaram, a vontade de nossa carne, que é ruim e perversa, prevalecerá, e não agradaremos a Deus com nossas vidas, nossas atitudes, nossos pensamentos, nossas escolhas, etc..


Vejamos alguns versículos que testificam essas afirmações:


Se me amais, guardai os meus mandamentos.
João 14:15


Nesse versículo Jesus Cristo é enfático em dizer que, se não guardamos os seus mandamentos, nós não O amamos, então se não conhecemos a Palavra de Deus, o próprio Deus encarnado, afirmou que não O amamos, pois então como guardaremos seus mandamentos sem conhece-los?


Outro versículo:


Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
João 8:31,32


Jesus Cristo afirma que somente quem permanece em Sua palavra é seu verdadeiro discípulo, e, além disso, a verdade nos libertará. Mas do que ela nos libertará? Com certeza da escravidão do pecado, dos falsos mestres, das heresias, etc...


Outro versículo:


Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
2 Timóteo 3:16,17


Paulo escreve como podemos ser homens e mulheres de Deus perfeitos, conhecendo, vivendo e aplicando a palavra em todos os momentos e situações de nossas vidas, e reafirmando sobre um obreiro aprovado, o versículo afirma: “para toda boa obra”.


Outro versículo:


Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.
João 14:23,24


Mais uma vez Jesus Cristo afirma que quem O ama guarda sua palavra, e o Pai o amará também, e muito mais ainda, Eles faram morada em nós! Sendo mais enfático ainda, Jesus afirma que não O ama quem não guarda sua palavra. Mai uma vez eu pergunto, como guardaremos a palavra de Jesus Cristo sem conhece-la?


1º O que NÃO é um obreiro aprovado?


Veja este texto bíblico:


No mesmo dia chegaram junto dele os saduceus, que dizem não haver ressurreição, e o interrogaram, Dizendo: Mestre, Moisés disse: Se morrer alguém, não tendo filhos, casará o seu irmão com a mulher dele, e suscitará descendência a seu irmão. Ora, houve entre nós sete irmãos; e o primeiro, tendo casado, morreu e, não tendo descendência, deixou sua mulher a seu irmão. Da mesma sorte o segundo, e o terceiro, até ao sétimo; Por fim, depois de todos, morreu também a mulher. Portanto, na ressurreição, de qual dos sete será a mulher, visto que todos a possuíram? Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu. E, acerca da ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou, dizendo: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos.
E, as turbas, ouvindo isto, ficaram maravilhadas da sua doutrina.
Mateus 22:23-33


Essa seita dos saduceus, líderes religiosas na época que Jesus habitou em carne na terra, questionaram Jesus acerca do casamento após a morte, nitidamente não conheciam a palavra, mesmo sendo líderes religiosas com muita notoriedade junto ao povo de Israel na época, mas Jesus mostra como não conheciam a palavra e ainda afirma que: “Errais, não conhecendo as escrituras...” e consequentemente não conheciam o poder de Deus, pois Ele é revelado nas escrituras. Quer conhecer o poder de Deus, conheça as escrituras divinas.


2º Um obreiro aprovado conhece e bem a Palavra de Deus:


Texto bíblico:


Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
2 Timóteo 3:14,15


Aqui Paulo afirma que Timóteo conhece as sagradas escrituras desde de sua meninice, ou seja, desde muito cedo já estudava as escrituras, não sendo a toa, que, tão jovem, já era pastor de uma igreja, não apenas porque era discípulo de Paulo, mas sim por ser um obreiro aprovado que conhecia as sagradas escrituras. Quer um filho ou uma filha que servem a Deus com devoção? Ensinam para eles as escrituras desde muito cedo!


Outro texto bíblico:


Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zelador de Deus, como todos vós hoje sois.
Atos 22:3


Paulo demonstra como foi criado, como cresceu sendo um grande estudioso e zeloso pelas sagradas escrituras, não é atoa que escreveu mais da metade do novo testamento com tanta clareza e discernimento do que escrevia, pois conhecia bem o que estava falando.


3º Como se relacionar com a Palavra de Deus?


Texto bíblico:


E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.
Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
Atos 17:10,11


Porque os Bereanos eram mais nobres? Porque eram mais religiosos? Não! Porque eram frequentadores mais assíduos nos cultos e eventos? Não! Porque se vestiam mais adequadamente que os outros? Não! Porque tinham tradições mais fortes que a dos outros? Não! Porque sua liturgia era melhor que a dos outros? Não! Então porque eram mais nobres? Reposta: Porque examinavam cada dia as escrituras se estas coisas eram assim! Estudavam as escrituras!


Outro texto bíblico:


Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.
Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade.
Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.
1 João 5:1-7


João, além de afirmam também que, quem ama a Deus guarda seus mandamentos, ou seja, conhece e por isso consegue guardar, ainda afirma que dos três que testificam no céu, um é a Palavra.
Seja um obreiro aprovado meu irmão e minha irmã, conhecendo a Palavra de Deus, mas não apenas conhecendo por conhecer, mas amando a Palavra de Deus, se alimentando dela todos os dias, não apenas se alimentando, mas vivendo, praticando, pregando e fazendo discípulos.


Até o próximo estudo.


Amém!

® Grupo de estudo Bíblico - 2023

Desenvolvido por: Mix Sites Campinas