Bem Moído

Texto:

Tomará também, de sobre o altar, o incensário cheio de brasas de fogo, diante do Senhor, e dois punhados de incenso BEM MOÍDO e o trará para dentro do véu.
Levítico 16:12

Quando lemos este texto de levítico, nós vemos como Deus instruiu o sumo sacerdote, Arão, como seria feito o sacrifício no Dia da Expiação, feito uma vez por ano, para cobrir os pecados da nação de Israel, tanto no individual, quanto no coletivo. Apesar da mais escrupulosa observância dos sacrifícios requeridos, muitos pecados e contaminações ainda permaneciam não reconhecidos e, portanto, sem expiação específica. Esse sacrifício especial inclusivo destinava-se a cobrir tudo isso. A expiação era fornecida, mas somente aqueles que tinham fé genuína e estavam arrependidos recebiam o seu benefício, o perdão de Deus. Isso era no tempo de Israel, quando ainda não havia o perdão divino em Jesus Cristo.
Mas quero chamar a atenção para o termo “BEM MOÍDO”, o incenso para o sacrifício tinha que estar “BEM MOÍDO”, mas o porquê disso?
Primeiro temos que entender que todo o antigo testamente apontava, profetizava, descrevia, detalhava e prometia o que nosso Senhor Jesus Cristo havia de fazer por nós, pela salvação de todos os cristãos, pois Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

No próximo texto entenderemos essa ligação:

Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Isaías 53:5

Nesse capítulo Isaias descrevo nosso Senhor e Salvador e profetiza o que aconteceria com Ele.

O peso do pecado no homem é enorme, estamos condenados a morte física e espiritual, merecemos sermos lançados no lago de fogo:

Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.
Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; Cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; E não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos. Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
Romanos 3:10-20

Como podemos ver irmãos, estamos todos condenados, como um Deus Santo, Justo pode perdoar o pecador, como Ele pode deixar de punir o homem e deixar seus pecados horrendos impune?

Segue a resposta:

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
João 3:16,17

Exatamente o que lemos, o próprio Deus se encarnou, destitui-se de Sua glória, se fez servo, humilhou-se a si mesmo, nos pregou as boas novas, foi preso injustamente, condenado injustamente, morto injustamente. Levou sobre si toda a condenação que era nossa, pagou no preço de todos os nossos pecados, o justo pelos não justos, o Santo pelos profanos, o Imaculado pelos manchados, o Inocento no lugar dos culpados.
Mas o porquê Deus fez isso com seu próprio filho Jesus Cristo?

Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei.
Ezequiel 18:32

Nessa passagem Deus mostra que, apesar de sermos desobedientes, apesar de odiarmos tudo que é de Deus, apesar de dizermos que Ele não existe, Ele não tem prazer que o homem morra e seja condenado, mas sim que se converta ao Senhor.
Então para entendermos o que Deus sentiu quando Jesus Cristo, como aquele incenso do sumo sacerdote Arão, foi BEM MOÍDO?

Todavia, ao Senhor agradou moê-lo...
Isaías 53:10

Você entendeu isso? Deus se agradou em moer seu próprio filho que nós pudéssemos ser salvos e entrar em seu reino, mas o que Jesus Cristo achou disso?
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;

E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Filipenses 2:7,8

Sim meu irmão e minha irmã, Ele queria fazer isso por nós!

E ele lhes disse: Vamos às aldeias vizinhas, para que eu ali também pregue; porque para isso vim.
Marcos 1:38

Para isso Ele veio meus irmãos, para morrer por nós!

Mas Ele foi obrigado pelo Pai a fazer isso?

Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.
Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.
Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.
Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.
João 10:15-18

Como mostra este texto Ele fez de livre e espontânea vontade, por amor, por saber que era o único jeito de salvar o homem.

O que mais podemos falar?

As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;
E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.
Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.
João 10:27-29

Após a leitura dessa passagem, se você não é salvo ore para que o Senhor Jesus Cristo o salve, e o leve para seu reino, mas se você já é salvo você tem que Glorifica-lo com sua vida!

Amém!

® Grupo de estudo Bíblico - 2023

Desenvolvido por: Mix Sites Campinas